Câncer de Laringe
A laringe está localizada na garganta entre a base da língua e a traqueia. Ela é responsável por proteger os brônquios e pulmões de partículas de alimentos que podem ser deslocar durante a deglutição, além de ser parte importante da produção da fala. A laringe se divide em três partes:
-
Glote: Parte central onde estão as cordas vocais;
-
Supraglote: A área acima das cordas vocais;
-
Subglote: Abaixo das cordas vocais e acima da traqueia.
É na glote que estão as cordas vocais, pequenas pregas que vibram com a passagem do ar e fazem parte do aparelho fonador.
O câncer de laringe ocorre predominantemente em homens acima de 40 anos e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. A maioria dos casos se desenvolve na glote, a partir das células escamosas do epitélio. Este tipo de câncer é chamado de carcinoma de células escamosas
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão previstos 7.670 novos casos de câncer de laringe no Brasil em 2019.
-
CAUSASO processo de desenvolvimento do câncer, em sua maioria, ocorre lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível. Suas causas são variadas, podem estar relacionadas a fatores ambientais ou fatores genéticos. Para ter ideia, a origem de 9 em cada 10 casos da doença têm relação com fatores ambientais, seja por comportamentos nem sempre saudáveis ou pela exposição a fatores e agentes de diferentes origens e que muitas vezes podem ser evitados. Esses fatores de risco ambientais são denominados cancerígenos ou carcinógenos e atuam alterando a estrutura das células. Somente cerca de 10% dos cânceres estão associados a fatores genéticos. Como a população tem vivido mais tempo é natural observar um aumento progressivo na incidência de casos de câncer no mundo. O envelhecimento também acarreta mudanças nas células o que aumenta o risco de desenvolvimento da doença, uma vez que as células das pessoas idosas estiveram expostas por mais tempo a diferentes fatores de risco. Quanto mais tempo o individuo vive, mais riscos ele tem de desenvolver a doença.
-
FATORES DE RISCOTabagismo Excesso de ingestão de bebida alcoólica Obesidade Alimentação desequilibrada, consumo excessivo de carnes vermelhas, embutidos, defumados e alimentos industrializados Sexo sem proteção Exposição a poluentes ou substâncias tóxicas, como amianto, arsênico e níquel Exposição prolongada aos raios solares sem proteção Radiação Remédios à base de hormônios Envelhecimento: o risco duplica a cada cinco anos após os 25 anos de idade Infecções virais, como HPV e hepatite B Herança genética
-
PREVENÇÃOÉ possível adotar medidas que diminuam o risco de desenvolvimento da doença por relação com fatores ambientais. O resumo dessas medidas é a adoção de um estilo de vida saudável, o que inclui: controlar o peso praticar exercícios físicos regularmente ter uma alimentação equilibrada, rica em verduras, legumes e frutas, evitando excesso de sal, açúcar, carnes vermelhas, embutidos, defumados e alimentos industrializados não fumar consumir bebidas alcoólicas moderadamente praticar sexo com proteção se expor ao sol somente nos horários recomendados e com o uso de protetor solar É importante lembrar que com o diagnóstico precoce as chances de sucesso no tratamento do câncer podem superar 90%. Por isso, é fundamental estar atento aos sintomas e fazer os exames de rotina regularmente. Procure sempre um médico.
Tipos de Câncer
Para conhecer mais sobre os tipos de câncer da região da cabeça e pescoço, prevenção, fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento, selecione abaixo a opção.