top of page
Jornais

Notícias

Afta pode ser sinal de câncer de boca?

Afta, um tipo de ferida que pode surgir em diversos pontos da boca, pode ser um sinal de câncer? A dúvida faz sentido porque, assim como a afta, um câncer de boca também se manifesta com o surgimento de feridas na região da boca.



No entanto, a afta é uma doença benigna. A diferença entre uma ferida que revela um câncer de boca e a que constitui uma afta está nos sintomas e na evolução.


No caso da afta, em geral, são feridas com uma aparência branca ou amarelada, com o entorno vermelho. Afta não se transforma em câncer. A afta costuma causar dor e desaparece no período de 15 dias. A ferida de um câncer de boca pode ser semelhante à da afta, mas  vai piorando com o passar dos dias, com o aumento da área afetada.


Outra característica que pode indicar um câncer de boca é o fato de que em sua fase inicial, a contrário da afta, o tumor é indolor. Isso mesmo, o câncer de boca, em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não apresenta dor. Por essa razão, é fundamental buscar um dentista, um otorrinolarigologista ou um cirurgião de cabeça e pescoço para diagnóstico de qualquer ferida na boca que não apresente dor e não cicatrize em duas semanas.


Além de estar alerta a alterações que aparecem na boca, uma medida muito importante é evitar os fatores de risco que aumentam as chances do desenvolvimento de um câncer nessa região.  Os principais fatores de risco do câncer na cavidade oral são o tabagismo e o consumo abusivo de álcool. A infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), transmitido por relações sexuais desprotegidas, também está associado ao aparecimento de tumores nessa região.


Portanto, se uma ferida, semelhante a uma afta, aparecer em uma pessoa que em seu cotidiano esteja exposta a esses fatores de risco é ainda mais importante a avaliação médica ou odontológica para confirmar ou excluir o diagnóstico de um câncer de boca.


Outros fatores como a dieta pobre em frutas e vegetais,  a exposição dos lábios ao sol sem proteção também aumentam o risco. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca é  o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil. Infelizmente,  a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.


Maio Vermelho é o mês dedicado a conscientização sobre o câncer de boca. Esse tipo de câncer acomete lábios e estruturas da boca, como gengivas, bochechas, palato, língua e o assoalho da boca.

Comments


bottom of page