Quais são os sinais do câncer de língua?
- daniellezanandre
- 3 de jun.
- 2 min de leitura
O câncer de língua pode ser reconhecido por um sintoma visível: um nódulo ou uma ferida que não cicatriza.

Inclusive, esse tumor pode ser encontrado por um dentista ou um médico durante a avaliação da boca ou até mesmo pela própria pessoa ao perceber esse sinal e outros característicos da doença. Continue no texto e saiba mais sobre o assunto.
O que é o câncer de língua e quem pode ter essa doença
O câncer de língua é um tipo de tumor que atinge principalmente adultos a partir dos 40 anos, sendo mais comum em pessoas que fumam ou consomem bebidas alcóolicas em excesso. Mas pode ocorrer mesmo em pessoas mais jovems que não se expõe a esses fatores.
É uma doença que pode ter outras causas também: a infecção pelo vírus HPV, má higiene oral ou alguma condição que debilite o sistema imunológico.
Sintomas mais comuns do câncer de língua
Assim como diversos tipos de câncer, o de língua também pode não manifestar sintomas evidentes no início da doença, o que dificulta o diagnóstico precoce.
Como a língua é uma estrutura que vai da boca à garganta, os sintomas podem variar de acordo com a localização do tumor:
Se está na língua na região da boca, o primeiro sinal pode ser um nódulo, ou mais comumente, uma ferida na língua que não cicatriza, geralmente indolor no início, mas que na evolução pode ser dolorosa e ainda causar sangramentos na boca, caroços ou espessamentos;
Com a evolução esse câncer, pode começar a se manifestar com o inchaço dos
gânglios linfáticos no pescoço (que formam um caroço) ou com sinais como tosse com sangue, perda de peso (sem motivo aparente) e dores de ouvido.
Fique atento também aos seguintes sinais do câncer de língua:
Mancha vermelha ou branca na língua ou na mucosa bucal, que melhora após duas semanas;
Dor de garganta constante, que não alivia depois de duas semanas;
Sensação de que algo está presto na garganta;
Dormência na boca ou na língua;
Dificuldades ou dores ao mastigar, engolir ou mover os maxilares ou a língua;
Inchaço do maxilar;
Alterações na voz.
A presença desses sintomas não determina que você tem um câncer de língua, mas sim que precisa de uma investigação. Portanto, se você notou algum desses sinais, principalmente com uma frequência acima de duas semanas, busque a avaliação de um especialista, como um dentista especializado em estomatologia, ou um médico otorrinolaringologista ou um cirurgião de cabeça e pescoço. Somente com a análise individual e cada caso, é possível obter um diagnóstico preciso.