top of page
Jornais

Notícias

O que é vigilância ativa no câncer de tireoide?

  • daniellezanandre
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

Nem todos os pacientes com câncer de tireoide vão precisar passar por tratamento cirúrgico imediato, logo após receberem o diagnóstico, e é aqui que entra a vigilância ativa.


vigilância ativa

Vigilância ativa é uma estratégia em que o paciente não passa por cirurgia imediata, mas é monitorado de perto pelo endocrinologista ou pelo cirurgião de cabeça e pescoço com a realização de exames regulares para acompanhar a evolução do câncer ao longo do tempo.


Para quem é indicada a vigilância ativa do câncer de tireoide?


A vigilância ativa é considerada especialmente para pacientes com tumores de baixo risco, geralmente microcarcinomas papilíferos menores que 1 cm, que não apresentam sinais de agressividade e onde há ausência de disseminação para linfonodos ou outros órgãos.


Essa não é uma indicação universal para todo câncer de tireoide, mas uma escolha individualizada baseada no risco da doença e na decisão do paciente, que vai precisar se comprometer a seguir o protocolo de monitoramento com regularidade.

 

Como funciona o acompanhamento?


A vigilância ativa deve ser realizada por um especialista. Estudos recomendam que a observação segura do paciente deve ser realizada em um período de cinco a dez anos. O paciente vai ser acompanhado regularmente, geralmente há cada seis meses, e precisará passar por exames.


Se em alguma dessas avaliações for detectado um crescimento significativo do tumor, ou surgirem novos achados que indiquem maior risco, o plano pode mudar, geralmente com indicação de cirurgia.

 

Por que essa abordagem é segura?


Uma das principais evidências para vigilância ativa vem de grandes centros internacionais e da prática clínica consolidada nas últimas décadas. Estudos mostram que a maioria dos microcarcinomas de baixo risco permanece estável ao longo dos anos, especialmente em pessoas com mais de 65 anos de idade. Em protocolos bem estruturados, a vigilância ativa não aumenta a mortalidade por câncer de tireoide nos pacientes indicados.


Além disso, evitar cirurgia imediata pode também reduzir efeitos adversos significativos, como comprometimento dos nervos vocais ou necessidade de reposição hormonal vitalícia, fatores que impactam a qualidade de vida do paciente


A decisão compartilhada entre médico e paciente


É muito importante que haja o diálogo claro entre médico e paciente para que a decisão pela vigilância ativa, quando indicada, seja compartilhada. Nessa situação, o paciente precisa estar ciente de todas as informações e esclarecer todas as dúvidas para compreender o plano de acompanhamento, os ricos, os benefícios e conversar sobre expectativas e ansiedades.


Em muitas situações, os pacientes acabam, ficando apreensivos e ansiosos com essa decisão e por isso é necessária uma orientação médica segura.


Quando a cirurgia continua sendo necessária?


Apesar dos benefícios da vigilância ativa, há situações em que a cirurgia é a opção desde o início, como:


  • Tumores com características agressivas

  • Evidência de invasão para estruturas importantes ou linfonodos.

  • Pacientes que optam por tratamento definitivo imediatamente.


A vigilância ativa representa uma mudança importante no tratamento do câncer de tireoide de baixo risco. Em vez de intervenções imediatas, essa abordagem permite um acompanhamento individualizado, seguro e que coloca o paciente no centro da decisão.


Quando implementada por uma equipe especializada e experiente, com avaliação criteriosa e monitoramento rigoroso, a vigilância ativa pode preservar qualidade de vida, reduzir intervenções cirúrgicas prematuras e possibilitar excelentes resultados.


LOCALIZAÇÃO

(11) 3284-4483 / 3284-7336

Whatsapp: (11) 97097-1687

 

R. Maestro Cardim, 377 - conj. 85 - Bela Vista

São Paulo/SP 

 

contato@clinicakowalski.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

Responsável Técnico: Dr. Luiz Paulo Kowalski - CRM/SP 36404  / RQE 56910
Copyright 2019 © Clínica Kowalski  -   Todos os direitos reservados

bottom of page