top of page
Jornais

Notícias

Estudo mostra segurança da biópsia do linfonodo sentinela em câncer de lábio e cavidade oral

Um estudo retrospectivo realizado por centros brasileiros conclui que, em um cenário real, a biópsia do linfonodo sentinela para pacientes com carcinoma espinocelular (CEC) inicial de lábio e cavidade oral é factível em diferentes contextos e oncologicamente segura. O trabalho Sentinel lymph node biopsy for early squamous cell carcinoma of the lip and oral cavity: Real-world experience in Brazil foi publicado na revista científica Head and Neck-Journal For The Sciences and Specialties of The Head and Neck.



Entre as instituições participantes estão o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Hospital de Câncer de Barretos, Hospital Erasto Gaertner, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, A.C.Camargo Cancer Center, Universidade de Campinas e Universidade Católica do Rio de Janeiro.


Para avaliar a acurácia e os resultados oncológicos da biópsia do linfonodo sentinela em pacientes com CEC inicial de lábio e cavidade oral em um cenário real, os autores analisaram os dados, acumulados durante duas décadas, de 407 pacientes. A taxa de metástase oculta foi de 23,1% e 22 pacientes (5,4%) tiveram falha regional. Foram encontrados, em 5 anos de seguimento, 85,3% de sobrevida livre de recidiva regional; 77,1% de sobrevida livre de doença; 73,7% de sobrevida global; e 86,7% de sobrevida doença-específica. A taxa de casos falso-negativos foi de 5,4%.


“São dados que sustentam, na rotina clínica, a realização da biópsia do linfonodo sentinela nesse grupo de pacientes, um exame essencial para estadiamento e definição da extensão da cirurgia”, comenta o cirurgião de cabeça e pescoço e Professor Doutor Luiz Paulo Kowalski, um dos autores do estudo. Com o exame, foram apresentadas taxas semelhantes de metástase de linfonodo oculto e casos falso-negativos, quando comparada à dissecção cervical eletiva e com sobrevida a longo prazo também semelhante à relatada historicamente.


Referência do estudo

Matos LL, Capuzzo RC, Pedruzzi PAG, Farias T, de Farias JWM, Chone CT, Köhler HF, Vartanian JG, Dias FL, Couto EV, Pinto FR, Carvalho AL, Kowalski LP. Sentinel lymph node biopsy for early squamous cell carcinoma of the lip and oral cavity: Real-world experience in Brazil. Head Neck. 2022 Jul;44(7):1604-1615.




Comments


bottom of page