O que podemos fazer para prevenir o câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço atinge mais de 1,5 milhão de pessoas por ano no mundo. E sabemos que cerca de 30 a 40% dos casos poderiam ser evitados por nós mesmos.

Quando falamos sobre o câncer de cabeça e pescoço, estamos nos referindo a um conjunto de alguns tipos de câncer distintos que tem origem em órgãos localizados nessa região. Dentre eles estão: câncer de cavidade oral (boca, lábios, língua, gengiva, assoalho da boca e palato), de seios da face (maxilares, frontais, etmoidais e esfenoidais), de faringe (nasofaringe (atrás da cavidade nasal), de orofaringe (onde se encontra a amígdala e a base da língua) e hipofaringe (porção final da faringe, junto ao início do esôfago), de laringe (onde estão as cordas vocais), de glândulas salivares e de tireoide.

AS CAUSAS DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a infecção pelo HPV – Papilomavírus Humano.

De acordo com dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer, 80% dos diagnósticos da doença acontecem em fumantes ou ex-fumantes e o consumo de bebida alcoólicas está presente em 50% dos casos.

É POSSÍVEL PREVENIR

Nossas atitudes podem prevenir o câncer de cabeça e pescoço. Como?

· Ficando longe do consumo de tabaco em qualquer forma (cigarro, narguilé, charuto, cachimbo, cigarro eletrônico)

· Evitando exagerar na bebida alcoólica

· Usando preservativo durante as relações sexuais (inclusive oral)

· Vacinando as crianças e adolescentes com a vacina contra o HPV, que é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde.

SINTOMAS DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Geralmente, a doença não apresenta sintomas no início e quando eles surgem podem ser confundidos com outras doenças, mas é importante estar atento a algumas alterações e buscar avaliação médica para descartar qualquer suspeita:

• Ferida na boca, lábio ou pele que não cicatriza;

• Manchas esbranquiçadas na boca;

• Nódulo palpável no pescoço;

• Dor de garganta persistente (mais de duas semanas);

• Dor ou dificuldade para engolir ou respirar;

• Sangramento ou secreção persistente pelo nariz;

• Dor persistente no ouvido;

• Dores de cabeça, tosse ou rouquidão persistentes