top of page
Jornais

Notícias

Praticar atividades físicas pode ajudar na prevenção do câncer

Em período de grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, além das confraternizações com amigos e familiares, estar mais próximo do esporte pode aumentar a vontade de começar a fazer atividade física. Esse incentivo é válido e merece ser levado em frente, realizar exercícios físicos é bom para a saúde por diversos motivos, sendo um deles a possibilidade de reduzir o risco de desenvolver um câncer.


Estudos mostram que a prática de atividades físicas é associada com o menor índice de chances de desenvolver diversos tipos de câncer, como mama, próstata e colorretal. Além disso, as atividades físicas ajudam a regular alguns hormônios e contribuir com a melhora do sistema imunológico.


Quando se fala no câncer de cabeça e pescoço, os principais fatores de risco para a doença são o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e a infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano). Mas essas causas não são as únicas, portanto, hábitos como cuidar da saúde por meio de uma boa alimentação e a prática de exercícios também podem auxiliar na prevenção da doença.


Sair da vida sedentária e praticar atividades físicas também podem contribuir com outros aspectos relacionados à saúde. Por exemplo, reduzir os riscos de complicações cardiovasculares, do desenvolvimento de diabetes tipo 2 e da obesidade.

Exercícios físicos, portanto, devem ser parte da sua rotina diária. E não necessariamente precisam ser atividades esportivas ou realizadas em academia, mas podem ser ações que possibilitam que você se mexa, como caminhar e fazer uma faxina, ou atividades que possam lhe proporcionar prazer, como dançar, ir ao parque ou andar de bicicleta.


Os primeiros passos para fazer exercícios físicos


Se você deseja iniciar um treino diário ou frequente, antes de começar, busque a avaliação de um especialista. A primeira análise poderá definir quais as melhores atividades para serem realizadas no início. Conforme seu progresso, novos exercícios poderão ser sugeridos pelo especialista que te acompanha.

Para saber quanto tempo na semana você precisa se dedicar, segundo alguns estudos, a carga de exercícios físicos é de 150 minutos de atividades moderadas ou 75 minutos semanais de ações mais intensas. Esse período pode variar de acordo com a sua disposição ou o tempo que o preparador físico pode definir em seus treinos.


Lembre importante: todo movimento conta


A prática de atividades físicas deve ser incluída como um hábito na rotina. Se ainda está com dificuldades para realizar um treino completo ou chegar na marca de 150 minutos semanais de atividades, tenha em mente uma certeza: cada pequeno exercício físico importa. Mesmo em um dia com muitas obrigações e pouco tempo, subir escadas, varrer a casa ou fazer uma caminhada na volta do trabalho já são melhores do que não realizar nada.


Prática de exercícios físicos por pacientes oncológicos


Antigamente havia um paradigma de que pacientes oncológicos deveriam evitar esforços físicos e descansar. No entanto, pesquisas demonstram o contrário: é importante encorajar essas pessoas a se manterem fisicamente ativas durante e após o tratamento - isso, claro, sem se sobrepor às limitações que cada caso pode ter, como uma limitação motora logo após uma cirurgia, por exemplo.


Pessoas com câncer podem praticar atividades físicas leves para atenuar sintomas da doença e do tratamento, reduzir quadro de dores e aumentar a qualidade de vida, mas é importante sempre seguir a orientação do médico responsável pelo tratamento.

留言


bottom of page