top of page
Jornais

Notícias

Cuidados com a saúde bucal que o paciente com câncer de cabeça e pescoço deve ter

Atualizado: 26 de out. de 2023

Durante o tratamento do câncer com cabeça e pescoço, o paciente pode ficar mais propenso a apresentar lesões bucais, principalmente após as sessões de radioterapia e quimioterapia.



Esses procedimentos podem causar reações adversas como mucosite, dores, perda de paladar, boca seca, desidratação, entre outros efeitos. Por isso, para evitar que complicações maiores surjam durante o tratamento, o paciente oncológico deve estar atento à saúde bucal.


Alguns cuidados devem ser tomados antes mesmo de iniciar o tratamento do câncer de cabeça e pescoço. O primeiro passo é buscar a avaliação de um dentista com experiencia em oncologia. É muito importante que a boca esteja o mais saudável possível e, caso tenha algum problema para ser visto ou tratado (como uma cárie), isso deve ser feito antes de iniciar o tratamento.


O dentista também pode indicar uma pasta dental com alto teor de flúor (fluoretada), para auxiliar na proteção dos dentes. Também pode haver indicação de uso de laser de baixa pootência para prevenir mucosite. Mantenha-se em contato com esse profissional em caso de dúvidas ou mudança na rotina que possam ocorrer durante o tratamento.


Outros cuidados importantes com saúde bucal que o paciente com câncer de cabeça e pescoço deve ter são:


  • Escovar os dentes, a gengiva e a língua, ao menos 3 vezes ao dia, principalmente após as refeições. Utilizar uma escova macia e não usar muita força durante o processo;

  • Caso utilize uma dentadura, escová-la diariamente e sempre mantê-la ajustada na boca (sem estar apertada ou muito folgada). Sempre que possível, reduzir o tempo de uso da dentadura;

  • Manter a boca e lábios sempre hidratados e beber água frequentemente;

  • Não consumir bebidas alcoólicas ou qualquer produto relacionado ao tabaco, como cigarro, narguilé ou cigarro eletrônico;

  • Priorizar alimentos pastosos e líquidos, para facilitar a ingestão;

  • Evite alimentos condimentados, ácidos ou processados (com muita adição de sal ou açúcar). Converse com uma nutricionista para receber as orientações para uma dieta saudável, equilibrada e que mais se adeque ao seu paladar durante esse período de tratamento.


Para pacientes com câncer de cabeça e pescoço que passaram por uma cirurgia, inicialmente podem sentir desconforto e dores na região da boca e, por isso, não conseguem escovar os dentes. No entanto, é preciso manter os cuidados com a saúde bucal, então podem ser utilizados enxaguante bucal (sem álcool), cotonete ou uma gaze molhada para conseguir fazer a higiene na região.


O risco de desenvolver problemas com a saúde bucal também pode ocorrer depois do tratamento do câncer em longo prazo. Por isso, o paciente oncológico, mesmo depois de encerradas as sessões de quimioterapia/radioterapia ou se recuperado após a cirurgia, precisará sempre cuidar bem da higiene para evitar risco de complicações na boca.


Visite com frequência o dentista, escove os dentes após as refeições e reduza o consumo de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar. Caso tenha o hábito de tabagismo ou de ingerir bebidas alcoólicas, busque ajuda para interromper imediatamente.

Comments


bottom of page