top of page
Jornais

Notícias

Hormônios T3 e T4 e o câncer de tireoide, qual a relação?

Diante da presença de um nódulo na tireoide, na jornada diagnóstica estão exames de sangue,  de imagens e biopsia. No exame de sangue, caso os níveis dos hormônios T3 e T4 estejam normais, isso significa que sua tiroide funciona bem, mas se tiver um nódulo pode ser um indício de câncer de tireoide e precisa ser investigado nas próximas etapas.


Exame diagnóstico câncer de tireoide

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), localizada na parte anterior do pescoço. Ela produz hormônios que atuam na função de órgãos vitais do nosso organismo, como coração, cérebro, fígado e rins. Esses hormônios interferem no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.


Com funções tão importantes, a tireoide ganhou uma data: celebramos em 25 de maio o Dia Internacional da Tireoide, que tem como objetivo conscientizar sobre problemas e doenças que podem acometer essa glândula. Entre elas, o câncer.



Câncer de Tireoide


Os principais tipos de câncer de tireoide são o carcinoma papilífero e o carcinoma folicular. O carcinoma papilífero representa mais de 80% dos casos, tem crescimento lento e, em geral, o tratamento é bem-sucedido. O carcinoma folicular é mais raro, no entanto, mais agressivo, podendo se espalhar para outros órgãos, como pulmões e ossos.

 

Faz parte da jornada diagnóstica de um câncer de tireoide a observação de sua produção de hormônios. Dentre os hormônios tireoidianos, os principais são o triiodotironina (T3) e tetraiodotironina (T4).


O T4 tem um efeito leve em aumentar a velocidade da taxa metabólica do corpo, mas ele é convertido em T3, o hormônio mais ativo. Essa conversão ocorre no fígado e em outros tecidos. Muitos fatores controlam a conversão de T4 em T3, inclusive as necessidades do corpo em cada momento e a presença ou ausência de doenças.

 


Hormônios T3 e T4 e o câncer de tireoide


No caso dos exames físicos e de imagem  que levem à suspeita de um câncer de tireoide, o médico poderá pedir alguns exames de sangue e, entre eles, o que mostra os níveis de T3 e T4


Em um caso de câncer de tireoide, esses hormônios, geralmente, apresentam níveis normais. Isso porque os cânceres de tireoide, em geral, não têm capacidade de produzir hormônio tireoidiano. Caso os níveis de T3 e T4 estejam descontrolados, o mais provável, é que seja uma doença benigna, como hipertiroidismo ou hipotiroidismo.


Além de exames de sangue e de imagem, o diagnóstico conclusivo de um câncer de tireoide é realizado por meio de biopsia.

Comments


bottom of page