O câncer de cabeça e pescoço merece sua atenção: saiba as principais causas de cada tipo da doença

A cada ano, cerca de 41 mil pessoas são diagnosticadas com o câncer de cabeça e pescoço no Brasil. Apesar dos avanços no tratamento atualmente permitirem maiores chances de cura aos pacientes, a doença pode ser evitada. Por isso, combater o câncer consiste na sua prevenção, que pode ocorrer, especialmente, ao se evitar exposição aos fatores de risco.

O câncer de cabeça e pescoço é dividido em várias doenças, com base no órgão, glândula ou parte do corpo atingida por um tumor maligno. Conheça os principais tipos e quais os fatores de risco, informações importantes para se prevenir do câncer de cabeça e pescoço.

Câncer de Boca (ou cavidade oral)

É um tumor maligno que pode atingir os lábios e estruturas internas da boca, como língua, gengivas, palato (céu da boca) soalho da boca (embaixo da língua). São estimados 15.190 novos casos de câncer na cavidade oral por ano no Brasil, sendo 11.180 em homens. A doença é relacionada a 6.200 mortes anualmente.

Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Deve se evitar também exposição ao sol sem proteção nos lábios e a infecção pelo vírus HPV.

Importante ainda ter uma dieta equilibrada, com predomínio de frutas, verduras e cereais e sem o consumo de alimentos ultraprocessados e embutidos.

Câncer de Tireoide

Segundo tumor mais comum da região da cabeça e pescoço no país, que afeta especialmente as mulheres - dos 13.780 casos previstos no ano, 11.950 são registrados entre elas. A tireoide é uma glândula localizada na frente da traquéia e é responsável pela produção de hormônios fundamentais para o metabolismo do corpo.

Existem três fatores de risco para o câncer de tireoide: irradiação no pescoço, dietas ricas em iodo e histórico familiar da doença, pois esta pode indicar a presença de uma mutação genética. Ficar atento a possíveis sinais do corpo, como a presença de um nódulo no pescoço, pode colaborar no diagnóstico da doença - e um tratamento mais eficaz.

Câncer de Faringe (garganta)

Tumor que pode atingir a garganta, que é a parte das vias aerodigestivas que liga o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. Pode ser dividida em hipofaringe, nasofaringe e orofaringe (parte onde ocorre a maioria dos casos desse tipo de câncer). Esse tipo de câncer é duas vezes mais comum em homens do que nas mulheres.

Um dos fatores de risco da doença, a infecção pelo HPV, faz com que cada vez mais pacientes jovens sejam diagnosticados com a doença. Outras causas relacionadas à doença são o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Câncer de Laringe

Doença que pode atingir a região das cordas vocais (conhecida como glote), ou a supraglote, ou a subglote. A previsão de novos casos por ano é de 7.650 diagnósticos no Brasil, sendo 6.470 em homens. A mortalidade também é maior no gênero masculino, com quase 3.900 óbitos dos 4.478 registrados no último ano.

O tabagismo é novamente o principal fator de risco para a doença. Quem fuma tem 10 vezes mais chances de desenvolver o câncer de laringe. O mau uso da voz, que pode provocar lesões na região da garganta, também precisa ser evitado. Não consumir bebidas alcoólicas, especialmente de forma excessiva, parar de fumar e ter um peso corporal adequado podem colaborar na prevenção.

Tumores nas Glândulas Salivares

As glândulas responsáveis pela produção da saliva são divididas em dois principais tipos: maiores e menores. Cerca de 70% dos tumores ocorrem nas parótidas, que são uma das três maiores glândulas, mas os casos são, geralmente, benignos.

O risco de desenvolvimento de um câncer nas glândulas salivares cresce com o envelhecimento. Mas essa chance aumenta especialmente se essa pessoa fuma qualquer produto derivado do tabaco, como cigarro, narguilé ou vape. Evitar o tabagismo e a frequência em locais com exposição à radiação pode auxiliar na prevenção da doença.

Tumor de paratireoide

Essa doença pode afetar uma ou mais das 4 pequenas glândulas endócrinas, localizadas no pescoço, atrás da tireoide. Responsáveis para regular os níveis de cálcio no organismo, as paratireoides, geralmente, apresenta lesões benignos.

Mas pode ocorrer um tipo de câncer raro, que atinge homens e mulheres na mesma proporção, principalmente a partir dos 30 anos. Não há um consenso sobre fatores de risco da doença, mas irradiação na região do pescoço e algumas mutações genéticas podem estar relacionadas.

Câncer da Cavidade Nasal e Seios Paranasais

O tumor pode afetar a cavidade nasal, que vai das narinas até a faringe, ou os seios paranasais, espaços cheios de ar que ficam no interior dos ossos da face. Esse tipo de câncer é raro, representando menos de 2% dos diagnósticos da doença no trato respiratório.

O tabagismo é o principal fator de risco para a doença. Além disso, mesmo quem não fuma, mas está frequentemente perto de pessoas com o hábito, também está mais exposto. Deve ser evitado também estar em ambientes com muita poluição, seja de produtos químicos e irritantes, como amianto, ou de escapamento de veículos